lona guilhofrei

lona guilhofrei

110719782[1]

110719782[1]

Vista aérea da Freguesia Guilhofrei

Vista aérea da Freguesia Guilhofrei

Barragem do Ermal

Barragem do Ermal

Reisadas em Vieira do Minho

Reisadas em Vieira do Minho

Desfolhada

Desfolhada

Desfolhada

Desfolhada

Desfolhada

Desfolhada

Deste belo Portugal,

Fascinante, eu direi;

Faz parte, sem igual;

A terra de Guilhofrei

 

A sua beleza natural

Pela humana enriquecida,

É de uma grandeza tal

Que por todos é apetecida!

 

Quem a quiser desfrutar

E dela bem usufruir,

Só tem que a visitar,

E todos os anos cá vir!

(Artur Gonçalves Fernandes, autor da monografia de Guilhofrei)

Abertura do Centro de Canoagem

8/07/2018

A canoagem é um desporto náutico, praticado com canoa ou caiaque, sendo modalidade Olímpica desde 1936. As canoas foram desenvolvidas ao longo de milhares de anos, inicialmente pelos povos nativos da América do Norte. A palavra que conhecemos hoje (canoa) deriva da palavra Kenu, que significa dugout, um tipo de canoa feito de tronco de árvore.

Passeio a Fátima

8/9 Setembro de 2018

Fátima é um dos maiores e mais importantes lugares de peregrinação mundial, com mais de 5 milhões de visitantes por ano. As maiores peregrinações a fátima ocorrem anualmente nos dias 12 e 13 de Maio e Outubro, sendo tradicionalmente feitas a pé. A moderna Igreja da Santíssima Trindade, construída em 2007, com 125 metros de diâmetro e quase 9000 lugares, é um ponto de referência do Santuário de fátima, bem como a casa dos 3 pastorinhos a quem a Virgem Maria apareceu.

Desfolhada

16 Setembro de 2018

A desfolhada do milho é uma tradição muito antiga na nossa terra. Era feita de noite nas eiras ou no palheiro à luz das candeias a petróleo. Os tocadores tocavam concertina e acordeão e as pessoas cantavam canções antigas e contavam anedotas. Varias bebidas como o vinho tinto ou ou o vinho verde ou ainda o aguardente acompanhavam o trabalho. A desfolhada terminava sempre com uma festa, com a merenda ao som dos instrumentos e de um baile que durava até as largas horas da noite.

 

Os antigos contam que era muito bonito quando um rapaz encontrava o milho rei (uma espiga vermelha) conhecida como Espiga do Abraço era uma alegria porque quem encontra-se a Espiga do Abraço, tinha que abraçar todas as pessoas do grupo, era uma alegria os rapazes abraçarem as raparigas, nessa altura não era como hoje !!!

Festa de Natal

Data a Definir

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de Janeiro). A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

Please reload

Eventos/Notícias

Publicidade/Destaque

Hotel_Amostra1